WordPress: boa solução para blogs

Há muito tempo estava pensando em melhorar minha página pessoal, que era baseada em uma página do TWiki. O TWiki é um sistema excelente, pois permite facilmente editar e criar páginas web online, porém não é um software específico para criação de páginas pessoais. Na verdade é mais do que um sistema, é uma plataforma para desenvolvimento baseada em uma poderosa máquina wiki. Alguns colegas do PSL-BA são mais fiéis, usam o TWiki para tudo, não somente para blogs, mas também para planetas e tudo mais.

Depois de ver vários blogs interessantes baseados no wordpress, resolvi experimentá-lo e conclui que ele é realmente muito bom. Ele possui várias características interessantes:

  • Baseado em PHP com MySQL: A versão que utilizei – 1.5 – é a que está disponível para Debian, porém estão anunciando uma versão nova 2.0 (sucessora do 1.5, pularam da 1.6 a 1.9);
  • Muitos plugins: instalei o photoalbum (gerenciamento de fotos), que é muito bom; e o wp-twiki (suporte a sintaxe TWiki para edição), que ainda está cheio de bugs, mas que quebra o galho para quem gostar da notação do twiki para editar páginas. Existem ainda centenas de plugins, bastante úteis.
  • Muitos temas: depois de passar por dezenas de themas, escolhi o Greenwood. O tema que escolhi não tinha suporte à português por isso deu um bom trabalho para traduzir, quem quiser pegar a tradução, pode baixá-lo neste link.
  • Suporte ao português brasileiro (pt_br): tem arquivos bem traduzidos .po (fonte) e .mo (compilado) que podem ser baixados a partir do site.
  • Correção de bugs: encontrei um bug que consistia em não ordenar páginas. Como o sistema é bem utilizado, fiz uma busca no google e facilmente encontrei uma solução para o problema.
  • Outros aspectos interessantes: suporte a XHTML; Licenciamento GPL; Temas licenciados sobre Creative Commons;

Para instalação em Debian, ela está disponível somente para versão testing (etch), Para tanto, insera a linha no final de /etc/apt/sources.list:
deb http://sft.if.usp.br/debian/ testing main
Obs.: O servidor http://sft.if.usp.br é apenas um exemplo de repositório que pode ser utilizado para baixar pacote. Execute ‘apt-setup’ para configurar qual repositório poder baixar.

Depois você pode instalar o pacote com o aptitude:

# aptitude update
# aptitude install wordpress
Quem quiser colaborar com o wordpress, recomendo o site da comunidade WordPress Brasil, que contém várias dicas e bastante documentação em português.

Sobre Marcelo Akira

Professor de redes e tecnologias educacionais
Esta entrada foi publicada em Soluções Web. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a WordPress: boa solução para blogs

  1. farley rangel disse:

    Marcelo, gostei do post. Uso o WP faz pouco tempo e estava à caça de um plugin para fotografias. Vou testar o que vc menciona no artigo!

  2. daniel disse:

    Marcelo,
    o link para baixar o tema em português está quebrado.
    dá para arrumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>