Controlando largura de banda do Apache

Tenho sofrido problemas de baixo desempenho no servidor web de minha empresa. O bom sinal é que nosso conteúdo está sendo bem atraente. Todo conteúdo dos cursos é livre e atualmente é hospedado no wiki.sintectus.com, que é da cooperativa que faço parte e com a qual a Sistemas Abertos tem parceria.

Através de comandos citados em [1], diagnostiquei que tem muito tráfego de robôs que estão indevidamente baixando todo o site, provavelmente para fazer algum mirror. Minha intenção é facilitar o espelhamento do site, mas por enquanto terei que limitar a ação destes tipo de tráfego. Seguindo o artigo de Steve [2], implantei o mod_bwshare e até o momento estou muito satisfeito. O módulo já detectou 7 abusos em menos de 3 horas de execução.

Seguem algumas características:

  • monitoramento web: fornece relatório em tempo real dos acessos e abusos;
  • instalação e configuração fácil: ainda não entendi bem os parâmetros de instalação, mas aparentemente são bem simples;

O portal Viva o Linux tem outros artigos [4, 5] com a solução mod_cband, que parece ser interessante também, porém ainda não testei. Há um documento hospedado na UFRJ [6] que parece ser bem interessante, que referencia o mod_bwshare.

Sobre Marcelo Akira

Professor de redes e tecnologias educacionais
Esta entrada foi publicada em Redes, Software Livre, Sysadmin e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>