Linux Kernel Map

Por indicação do amigo Marcos Roriz, conheci o Linux Kernel Map, que é um mapa que permite visualizar as várias chamadas entre as funções do kernel Linux, de uma forma bem organizada em camadas (interface com o espaço do usuário, virtual, pontes, lógico, controle de dispositivos, interface de hardware) e tipos de funções (sistema, processos, memória, armazenamento, rede e interface humana), com direito a zoom e link para os códigos-fontes, disponibilizado por outro site, o Linux Cross Reference.

É um recurso didático bem interessante e que permite uma navegação bem ágil do código-fonte do Linux. Navegando um pouco, deu para ver a predominância do código-fonte C, do uso intenso de ponteiros, da programação simples e direta baseada em funções.

Sobre Marcelo Akira

Professor de redes e tecnologias educacionais
Esta entrada foi publicada em Software Livre, Sysadmin e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>