Ensinando sobre acessibilidade

Estou aproveitando esta postagem para resolver uma dúvida do aluno Fábio e de outros que venham a se interessar por acessibilidade na Web. Eis a dúvida: “Qual o site que eu posso me informar sobre a qualidade do site 3A que o senhor disse em sala de aula. O senhor disse que tem sites do governo que estão sendo obrigados a ter a qualidade 3A.”

Interessei-me pelo assunto desde quando ministrei aulas de HTML para o TJDF, que possui o selo de acessibilidade 3A, segue o texto explicativo:

“…o site do TJDFT passa a ter o Selo de Acessibilidade do Governo Federal. Em termos práticos, isto significa que a homepage será acessível a usuários portadores de deficiência visual ou com mobilidade reduzida.

O Selo de Acessibilidade é conseqüência do atendimento, pelo TJDFT, ao disposto na Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, regulamentada pelo Decreto-Lei 5296 de 2 de dezembro de 2004, que estabeleceu normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade à Internet por esses usuários.

A partir de pesquisas e utilizando as informações disponíveis na Internet, como o Modelo de Acessibilidade publicado pelo Governo Eletrônico – com recomendações para construção e adaptação de conteúdos do Governo Brasileiro na Internet – e a Cartilha do SERPRO -, foram definidos padrões necessários para o funcionamento do site do TJDFT, sem a perda de layout ou informações.

Adquirir o direito ao selo de acessibilidade fornecido pelo avaliador “Da Silva” (avaliador de acessibilidade em português para sites, desenvolvido pela Acessibilidade Brasil) foi a primeira etapa para a Secretaria de Informática. Significa que de acordo com a Lei e com as exigências do avaliador, foram atendidos os objetivos de usabilidade, navegabilidade e a real acessibilidade…”

O verificador DaSilva é mantido por uma OSCIP chamada Acessibilidade Brasil e é executado on-line aqui:

http://www.dasilva.org.br/

Gostaria de dar parabéns por esta iniciativa e pelas 115 outras (até 8 Setembro de 2006). E também pedir desculpas por ainda não ter avaliado o meu sítio e outros que sou responsável.

Sobre Marcelo Akira

Professor de redes e tecnologias educacionais
Esta entrada foi publicada em Pessoal. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>