Stallman: os autógrafos e fotos são para FSF

Como fui o autor da notícia intitulada “Stallman: pessoa e idéia – há algo de errado em cobrar por autógrafos e fotos?”, gostaria de fazer algumas considerações, após apurar vários *fatos*:

Fui vítima de uma deturpação dos fatos, agora claramente explicada pelo Alexandre Oliva, Secretário da FSFLA, que estava sempre acompanhando o RMS neste último FISL. Eis um trecho retirado da lista do PSL-Brasil em um diálogo entre mim e o Alexandre Oliva [1]:

Akira:
“…a *idéia* é ótima (nota 10), mas a *forma* que está sendo passada é péssima (nota zero)…”

Oliva:
“A forma como ele está comunicando (– Can I take a picture with you? — 5 reais for the FSF.) ou a que terceiros que ouviram a história de enésima mão, distorcida a cada vez que passava de um para outro? Concordo plenamente que, da forma que foi exposta aqui, parecia ruim mesmo. Mas não é o que acontece no local. Se alguém se surpreende com o pedido dele e pede esclarecimentos, ele explica da forma que eu apresentei (ou pelo menos assim entendi o que ele falou tantas vezes na minha presença :-)…”

Segue mais outro trecho, com pergunta do Paulino Michelazzo e esclarecido por Alexandre Oliva [2]:

Paulino:
“Você está dizendo que os valores foram para a FSF? Está correta esta afirmação? Seria importante para mim isso.”

Oliva:
“Surpreende-me que haja qualquer dúvida a respeito, pois é assim que a mensagem é apresentada por ele *todas* as vezes. Está corretíssima, a contribuição é para a FSF, não para a pessoa do RMS.”

Baseado nos esclarecimentos, acho justo a cobrança de fotos e autógrafos do Stallman.

Gostaria então de registrar meu protesto para que as idéias de RMS sejam cada vez mais estudadas e melhor interpretadas. Muitos fofoqueiros e pessoas de imprensa oportunistas só querem chamar a atenção do público, pintando o RMS como radical-sem-causa, ignorando os seus argumentos que estão por trás de suas afirmações polêmicas. O movimento de Software Livre precisa de mais estudiosos e não tietes que interrompem o trabalho árduo do RMS a todo momento [3].

Temos que ouvir mais e falar menos, ir a fundo no conteúdo e darmos menos valor na forma. Stallman geralmente consegue ver o não-óbvio que a maioria não consegue perceber e por isso suas idéias causam espanto. Sua forma de interação social é que não está boa; ele é um gênio que sofre de autismo [3] e que precisa de pessoas ‘normais’ como nós para dar forma a suas idéias.

Corrigindo: Nota 10 para as idéias de Stallman. E a outra nota zero? esqueça…não importa.

Refs.:

[1] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010561.html

[2] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010562.html

[3] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010553.html

[4] http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-April/010571.html

Sobre Marcelo Akira

Professor de redes e tecnologias educacionais
Esta entrada foi publicada em Software Livre. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Stallman: os autógrafos e fotos são para FSF

  1. FZero disse:

    FSFLA? A organização vaporware? Fala sério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>